top of page
MARIA LU (16).png
Trata-se da sistematização e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança de até cinco anos de idade, através da criação e implementação de um CALENDÁRIO MODELO, com o mínimo de 08 consultas e com ações preventivas em saúde, prevendo a assistência de crianças sadias, atendidas por uma equipe multidisciplinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias de Saúde da Família (ESF). 
A frente ainda se propõe a produzir materiais instrucionais para cuidadores de crianças na primeira infância e realizar atividades de saúde preventiva nas creches e escolas.
MARIA LU (17).png

Priorizar a promoção de saúde da criança e prevenção de agravos, identificando situações de risco e buscando atuar de forma precoce nas intercorrências.

Sistematização e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças até 5 anos, mediante as curvas de peso/idade, altura/idade e  IMC (índice de massa corporal).

Implantação de um calendário modelo mínimo de consultas e acompanhamento para assistência das crianças  sadias até 2 anos.

Realização de atividades educativas em saúde com apoio de equipe multidisciplinar e de prevenção em doenças em crianças até 12 anos.

OBJETIVOS

Por se tratar de uma ação fundamentalmente direcionada para o atendimento clínico, a frente “Semeando Futuro” não necessitou de significativa adaptação para o contexto de pandemia por COVID-19.

 

O atendimento clínico, a sistematização do acompanhamento e a identificação de situações para a intervenção precoce prosseguiram, respeitando as recomendações e os protocolos previstos para a pandemia.

 

Ainda assim, foram incluídos no site dois vídeos sobre o desenvolvimento da criança de zero a cinco anos e esses podem ser consultados por pais, mães e profissionais da atenção materno-infantil.

O CUIDADO COM O COTO UMBILICAL
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA CRIANÇAS COM
IDADE DE ZERO ATÉ 5 ANOS
bottom of page